quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cor

Do ponto de vista fisico a cor é uma forma visivelde energia luminosa, provocando uma excitação das células fotoreceptora da retina. Não há verdadeiramente cor nas coisas, mas na luz, ou seja, a cor de um objectivo é aquela que coreesponde à cor reflectida pela luz que incide neste objectivo. Por exemplo, quando um objectivo é amarelo, sigbifica apenas que reflectiu as ondas amarelas e obsorveu as das outras cores.
Um outro aspetco importante é que as cores têm inumeras significados associativos e simbólicos, sendo também uma esperiencia sensorial. Esta experiência sensorial é possivel graças a três factores:

1- À energia luminosa pois sem lux não se percebea cor.
2- À reflexão e absorvação que o objectivo faz dessa energia luminosa.
3- A vetina do receptor pois o olho humano é sensivel à luz.

Existem dois tipos de cor:

-> Cor Luz
-> Cor Pigmento

Segundo Dondis (1999-1973), as cores estão impregnadas de imformação, constuido portanto uma fonte de valor inestimável para os comunicadores visuais.

A cor é um elemento relavante da composição de composição de imaginar, porque a mistira e o posicionamento das diferentes áreas de cor no interior de uma imagem pode afectar o exito de resultado obtido. Na imagem abaixo, apesar do barco azul estar num ponto de leitura forte e em primeiro plano, o nosso olhar desvia-se naturalmente para o rebelo que tema vela vermelha.

Sem comentários:

Enviar um comentário